Almoço em Agosto: Aventuras na Terceira Idade
Giovanni é um homem de meia idade, que mora com a mãe viúva, em um apartamento alugado, que está com pagamentos atrasados. Para abater as dívidas ele opta por cuidar da mãe e da tia do dono do imóvel, Luigi, no feriado 15 de Agosto. Mais ainda, a mãe de seu médico também pede para que ele cuide se sua mãe. Portanto, cabe a Giovanni cuidar dessas quatro mulheres na véspera do feriado.
De ritmo tranquilo e roteiro simples, o filme leva a situações um tanto engraçadas, totalmente escoradas no cotidiano. Se por um lado, poderíamos discutir sobre o etarismo, abraçando alguns estereótipos das personagens mais idosas do filme, ele também não chega a reduzi-las a tão somente isso. Fica, portanto, aquele tempero agridoce, em que as personagens, conforme tentam conviver naquele pequeno apartamento, elas vão dando mais nuances as próprias personalidades.
Portanto, Almoço em Agosto é daqueles filmes que toca seu roteiro de forma simples e tranquila, focada no dia a dia de pessoas comuns, sobre o feriado do Almoço de Agosto. Não espere grandes ações, emoções fortes ou reviravoltas. Tão comum quanto seu roteiro e suas personagens, sua condução apresenta calmamente sua mensagem, que é a união entre as pessoas.
Publicar comentário