Ensaio Sobre a Cegueira: Em terra de cego, quem tem olho é reiEnsaio Sobre a Cegueira:
O Filme Ensaio Sobre a Cegueira aproveita a obra que lhe deu origem, escrita por ninguém menos que José Saramago, para apontar como uma crise não gerenciada, ou ainda gerenciada precariamente, leva a tristeza e sofrimento. Tudo isso se aproveitando de como a ideia de personagens cegos pode oferecer percalços únicos para essa trama angustiante.
Um ponto muito importante para salientar é que, após termos passado por uma pandemia, nosso olhar sobre como a condução de uma quarentena pode parecer caricata e inverossímil (ou não, mas haveria de ser um caso a parte). Outro fator determinante para o Ensaio Sobre a Cegueira é o fato da competente direção trabalhar muito a questão da antecipação. O filme estende muito a duração de cenas que antecedem cenas horríveis, extraindo de nós toda a expectativa por não querer ver certos desfechos.
Por fim, podemos afirmar que Ensaio Sobre a Cegueira trata de uma forma bastante sofrida uma crise que muitas personagens até relegam para si alguma liderança frente ao perigo. Porém, sem a competência para lidar com as situações, o que sobra é uma angústia incomparável.
Publicar comentário